sexta-feira, 29 de maio de 2009

Exposição "Maravilha"..... A novela.

Por Francesca Nocivelli


"Dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima (será que isso foi fatal para uma agnostica como eu!), foi inaugurada a exposição "Maravilha" no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza.

A expo já começou com vários problemas... como qualquer coisa nesse país.

Foi convidada pelo Memorial da Cultura Cearense no começo de março. Era para abrir a expo "logo já" em abril. Aos poucos ela foi adiada... metade de abril, final de abril, começo de maio, dia 12 de maio e enfim dia 13... aí ficou. Graças à Deus, como se diz por aqui... ou melhor como eu acho, graças às negociações das "politicagem" (bem mais poderosas que qualquer "deus").

Então lá vou eu com minha expo. Durante a montagem enfrentei alguns problemas: teve que colocar uma lista inacreditável de logomarcas de empresas que nada fizeram para mim. No final das contas, o Dragão ofereceu o espaço e o coqueteil (somente porque caia no mesmo dia do fechamento do seminário sobre Comida do Ceará). A Coelce quis aparecer somente porque assinou um papel onde dizia que liberava a entrega de algumas geladeiras velhas. Quem pagou o frete foi eu. O Sesc- Fecomercio - pelo que eu sei os emprendedores daqui.. verdade que tem a crise, mas...são um bando de mão de vaca!!!! - "emprestaram" umas cestas básicas que devo devolver no final da expo.

No dia da abertura (e em seguida tmb) notei a escassa presença da classe dos fotógrafos, que nessa terra gostam de dar beijinhos e fingir ser "politically correct" na vossa frente, mas que tentam boicotar tudo por causa de alguma "invejinha" pessoal... "Amigos" que convidei na abertura falaram estar muito atarefados e que "um dia desse" passariam por lá. Em duas semanas não passaram e nem tem interesse (pior pra eles).

Nessa terra abençoada só consegui vender uma meia dúzia de livros... livros todos bancados por mim, sem a menor ajuda de custo desses editais que estão por aí e que a gente ganha facilmente (sempre tem alguns na commissão que conhecemos...) Eu vendo meu livro por um preço que nem cobre os custos, mas... Ahi, quando eu falo isso o povo responde, se vc fez é porque vc pode... eu retoco, se eu fiz é porque eu quis...

Enfim.. vc pode pensar que sou meio negativa e paranoica... pode até ser.

Como eu disse a um amigo, gosto de beber um vinhozinho à noite mas... eu sou e continuo sendo uma pessoa muito responsável , correta e direta (no sentido, falo as coisas que penso na cara de qualquer um... não tenho nada a perder, essa é minha força)

Chegando ao dia de hoje..

Ontem, infelizemente, eu perdi meu dia atrás da Tv Cultura. Não serviu a muito..

Vou explicar. A tv me contatou para fazer uma matéria com as pessoas da Maravilha falando sobre a experiênça de serem fotografadas por mim, minha idéia etc etc..

Os reporteres da Tv chegaram atrasados de uma hora, mas antes enviaram uma "força policial" de apoio: na Maravilha apareceram dois policial armados até os dentes (teve a impressão de estar no Afganistão!), logo depois chegou a Ronda e enfim alguns outros policiais (todos armados e protegidos como se estivessem acompanhando um tiroteiro entre gangues... quando estavam só fazendo uma reportagem socio-cultural numa ONG cheia de meninos)

Depois de uma hora de espera, apareceram os reporteres... mortos de medo pois eu os conduzi nos labirintos da Maravilha até o terreiro da Dona Maria, que se vestiu com a mais linda roupa de Mãe dos Santos, vermelho e azul, para depor na entrevista... Adorei e fiquei comovida!

Em seguida acompanhei os reporteres até o Dragão do Mar. A minha expo estava interditada pois o teto desabou. E com essa chuvinha que está caindo na hora que escrevo acredito que daqui a domingo desaba tudo de vez..

Depois de mais uma hora esperando, os responsáveis do Dragão do Mar se apresentaram e disseram que só tinha uns "pinguinhos" prejudicando a expo. Nem eles sabiam de nada...

A informação na era da infomática não vai muito longe não!!! Todos tem celulares, são conectados, mas no final não sabem - ou não querem saber - de nada.

Como me disseram... o problema é que essa é a terra da luz e do sol!!!

Aqui nunca chove e por isso o Senhor Arquiteto que construiu aquele espaço onde está minha expo não tem culpa. Nem ele, nem ninguém. A culpa é só de Deus: por aqui nunca chuveu tanto!!! DEUS ESQUECEU QUE ESSA É A TERRA DA LUZ!!!!

Cassete, todo mundo continua falando isso que esquecemos de ser num pais tropical, onde existem sim chuvas fortes e enchentes... Só porque são raras não significa que elas não existem!!!!

Enquanto estou escrevendo uma boa chuva continua caindo lá fora.

Deus quer se vingar das minha palavras. E eu quero me vingar dele e de todos os "poderosos" que se aproveitam de nos.

ps: a TvC no final hoje nõ passou a matéria que tinha prometido.

Não sei se isso deve-se à hora tardia em que foi feita a gravação ou à outros problemas técnicos....

Vamos aguardar o novo roteiro dessa novela...

Depois de dois dias fechada por causas técnicas, a exposição Maravilha foi reaberta e continua em cartaz no espaço Multiuso até domingo, diaa 31 de maio de 2009... se não desabar o teto completamente!!!!"


Francesca Nocivelli
http://francescanocivelli.blogspot.com/


Foto: Francesca Nocivelli

Um comentário:

Anônimo disse...

Francesca,
Sinto muito por tais dificuldades passadas por você; no entanto, acredito que ver seu trabalho exposto deve ter lhe trazido grande satisfação. Fui ao Dragão só para apreciar seu trabalho, mas ao chegar, soube que terminara domingo. Só pude ir hj, terça. No entanto, já fiquei encantada só com o que vi postado aqui no IFOTO! Tenho certeza de que, depois de tanto trabalho, estava tudo lindo! Parabéns pelo seu trabalho, por sua garra e continue lutando para nos trazer mais projetos MARAVILHOSOS! Um abraço!