domingo, 17 de maio de 2009

Francesca Nocivelli lança livro e exposição "MARAVILHA" no Dragão do Mar.

A comida é matéria-prima para o bom funcionamento do nosso corpo e a alimentação faz parte do universo de nossas sensações. No mundo todo, o ato de comer - ato fundamental, fruto de uma necessidade - é também um ato de socialização. Em várias civilizações os alimentos adquiriram significados simbólicos ou religiosos, definiram regras de identidade e até mesmo hierarquias sociais. Historicamente, comer sempre foi muito mais que uma questão de sobrevivência e os costumes alimentares revelam culturas e sociedades.



O direito à alimentação é um dos princípios proclamados, em 1948, pela “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. O Programa Social de Combate à Fome - Fome Zero - apelando a esse direito criou, durante a campanha eleitoral que levou Lula à Presidência da República, uma “consciência igualitária” nos corações e nas mentes dos brasileiros.



O nome do projeto tornou-se, no Brasil, uma espécie de “selo de qualidade”: centenas de empresas, públicas ou privadas, grandes ou micros, pegaram carona na onda nacionalista e, cada uma a sua maneira, anunciaram adesão ao programa: graças a ele conseguiram aumentar razoavelmente suas vendas!



Na onda do Fome Zero foram idealizados novos projetos: Sede Zero, Desmatamento Zero, Desemprego Zero, Justiça Zero, Violência Zero, Lixo Zero, Corrupção Zero...
A partir de reflexões críticas sobre esse “fenômeno”, Francesca Nocivelli desenvolveu o ensaio fotográfico “Maravilha”, realizado na homônima Comunidade. O trabalho é o resultado de uma pesquisa sócio-antropológica focada no tema da alimentação tentando abranger seus múltiplos aspectos: como, onde, o que se cozinha e se come, onde estão estocados os alimentos...



A Comunidade Maravilha é situada por trás da Avenida Borges de Melo (Bairro de Fátima, Fortaleza). Ela existe há 50 anos e é formada por cerca de 600 famílias de baixa renda, a maior parte das quais se enquadra perfeitamente no programa Fome Zero do Governo Federal.
Essa obra quer dar “água na boca”: é uma homenagem de Francesca à essa maravilhosa Comunidade, que a acolheu com generosidade e alegria.



Francesca Nocivelli nasceu em Brescia (Itália), é Doutora em Arquitetura e formada em Fotografia na École des Métiers et de l’Image MI21, (Paris- França).
Atualmente mora em Fortaleza onde, em 2001, fundou o projeto ClicaMaravilha. Trata-se de um curso gratuito de fotografia destinado a crianças e adolescentes em situação de risco, instalado na OSCIP CCFs Maravilha.

Durante todo o período da exposição estaremos arrecadando alimentos não perecíveis para a Instituição CCFs da Comunidade Maravilha.


Nenhum comentário: