segunda-feira, 15 de setembro de 2008

OLHARES REFLETIDOS com Dick Welton

Foto: Rosane Marques

Exposição Cariri Revisitado - Dick Welton


Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Memorial Cearense - Fortaleza/CE.


Foto: Titus Riedl


II Encontro de Fotografia Popular - Juazeiro do Norte/Ce - 2008

Imagens que retratam a chegada dos Romeiros a Juazeiro do Norte.


Foto: Dick Welton


Foto: Dick Welton


Ifoto - Instituto da Fotografia
Foto: Rosane Marques

Mestre Júlio - Foto Pintura e Dick Welton - Fotógrafo e Pesquisador
Foto: Henrique Torres

Diretoria do Ifoto com palestrante Dick Welton e Mestre Júlio
Foto: Rosane Marques

Grupo Gota de Luz - Ifoto
Foto: Rosane Marques




CONVITE


Prezados (as) Senhores (as), convidamos todos para Olhares Refletidos com o fotógrafo Dick Welton, promovido por este instituto, que acontecerá dia 16 de setembro de 2008 (terça-feira) às 19h.
Contamos com a presença de todos.


Local: IFOTO
Data: 16/09/2008
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Informações: (85) 3254.6385




Os registros de Dick Welton revelam tradicionais personagens do Cariri, num fiel retrato das pessoas que compõem o cenário da região.

Richard 'Dick' Welton trabalhou em Nova York durante aproximadamente 10 anos como laboratorista e ajudante do fotógrafo americano Irvin Penn. No Brasil, permaneceu durante 18 anos no Rio de Janeiro e por lá se consagrou como professor de toda uma geração de laboratoristas, restauradores e especialistas em fotografia - muitos ainda hoje ligados à Funarte. Além disso, lá manteve um estúdio fotográfico e realizou trabalhos publicitários até voltar, em 1988, para os Estados Unidos, onde reside hoje.

Em 1972 realizou uma viagem ao Cariri a pedido do ilustrador e autor de livros infantis Gian Calvi para documentar a cultura popular em Juazeiro do Norte. Desta visita resulta a maioria das imagens que servem como base documental da exposição. Na época, algumas das fotografias foram mostradas em exposição realizada no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro num dos primeiros eventos de destaque nacional com a participação do artesanato do Ceará.

Depois de uma vistoria em seu acervo particular, em 2006, Dick Welton, incentivado por seus antigos amigos da Funarte, decidiu retornar ao Cariri, onde realizou uma nova documentação fotográfica. Neste intervalo de 34 anos viu as mudanças sociais e culturais que passaram pelo Interior do Nordeste. Exímio retratista, Dick traz um amplo painel de diferentes tipos humanos - entre eles feirantes, artesãos e músicos do Cariri. Com curadoria de Titus Riedl - pesquisador da história da iconografia brasileira e da cultura popular do Nordeste -, a exposição também exibe peças raras do acervo do Memorial da Cultura Cearense.


Nenhum comentário: