sábado, 24 de novembro de 2007

Terceira edição do DeVERcidade começa na 3ª feira, 27/11/07.


Durante seis dias os olhares de mais de 60 fotógrafos e artistas visuais estarão expostos das 17h a meia-noite no galpão do Mercado dos Pinhões


Tem início nesta terça-feira (27), a terceira edição do projeto "DEVERCIDADE", no entorno do Mercado dos Pinhões. Mais que uma exposição de fotografias e artes visuais, "DEVERCIDADE - uma cidade em cada olhar" marcará este ano a formação da Rede Norte/Nordeste de Fotografia, com encontro que contará com a participação de representantes de quase todos os estados das duas regiões. A proposta é que cada representante exponha o desenvolvimento da fotografia em seu estado e a partir daí seja criada uma rede de intercâmbio.

A abertura do DEVERCIDADE será as 20h de terça-feira, 27, no Mercado dos Pinhões, com a exibição do curta "Câmera Viajante", de Joe Pimentel e Tiago Santana, que contará com a presença dos seis fotógrafos populares do Cariri e de Fortaleza que participam do filme que assistirão pela primeira vez. Em seguida, o galpão será aberto para visitação. Exposição - Durante seis dias os olhares de mais de 60 fotógrafos e artistas visuais estarão expostos das 17h a meia-noite no galpão. São fotografias, projeções e instalações que mostram as diferentes formas de ver a cidade.

Entre os participantes, nomes conceituados como Celso Oliveira, José Guedes, Zé Tarcísio e Tiago Santana, e novos fotógrafos, como os integrantes dos grupos Gota de Luz, criado a partir das oficinas do DEVERCIDADE em 2006, e Clica Maravilha, que desenvolve trabalho de inclusão visual. Encontro - De quarta-feira (28), a sábado (1º) acontecerá o Encontro da Rede Norte/Nordeste de Fotografia.

Serão dois painéis por dia no Auditório do galpão, o primeiro das 16h às 18h e o segundo das 19h às 21h - com dois convidados em cada, seguidos de debate aberto ao público. Em outro momento, os convidados formarão grupos fechados de trabalho para estabelecer as metas da Rede e uma agenda comum.

No domingo (02), data do encerramento do DEVERCIDADE, os participantes da Rede vão mostrar uma síntese do resultado dos trabalhos, com os passos que serão seguidos a partir do Encontro.

Oficinas - Também de quarta a sábado, das 14h às 18h, acontecerão duas oficinas de fotografia: Fosfoto - máquinas de fotografia artesanal feita de caixa de fósforo - (na sede do IFOTO, próximo ao galpão), ministrada por Maíra Gutierres e Zaneir Gonçalves, do grupo Gota de Luz; e Foto na Lata, ministrada no Mercado dos Pinhões por Estácio Júnior, do grupo Fortaleza na Lata.

As duas oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas na sede do IFOTO. São 20 vagas cada, com idade mínima de 14 anos. Vivência para Multiplicadores - De 28 a 30, das 9h às 12h, o fotógrafo Miguel Chikaoka terá uma vivência com multiplicadores. Paulista radicado no Pará, Chikaoka é idealizador da Fotoativa, um núcleo de referência na formação da maioria dos fotógrafos paraenses contemporâneos. Suas obras e realizações como educador ganharam projeção no Brasil e no Exterior. Possui obras em acervos de museus em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Nova York e Paris.

A vivência será um reencontro com multiplicadores que fizeram oficina de fotografia artesanal com ele na edição de 2006 e o contato com pessoas que começaram a lidar com esta técnica a partir daí, como os integrantes dos coletivos Gota de Luz, Fortaleza na Lata e Clica Maravilha, entre outros convidados. Na sexta-feira o grupo vai pensar ações que podem ser feitas coletivamente. Será uma grande conversa sobre inclusão visual em Fortaleza. A vivência será realizada no Auditório do Galpão da Fotografia.

Lançamentos - Livros de fotografia serão lançados na sexta-feira (30) às 22h. Entre os quais, Na Palma do Olho, de Carlinhos Alcântara, primeiro livro da Coleção Local Foto. O livro resgata parte da obra do fotógrafo tetraplégico Luiz Carlos Souza Alcântara, carioca falecido em 2004, que passou parte de seus quase 50 anos fotografando em uma cadeira de rodas. O livro é resultado de um ensaio produzido quase inteiramente no Conjunto Palmeiras. Na mesma noite também serão lançados livros de Celso Oliveira, Ricardo Damito, Aristides Alves (BA) e Ângela Magalhães (RJ).

Curtas e shows no Pátio do DEVERCIDADE - Uma novidade no DEVERCIDADE este ano é o pátio do DEVERCIDADE, um espaço de convivência com serviço da Mercearia dos Pinhões. De lá, os visitantes poderão conferir os curtas que serão exibidos de quarta a domingo, das 21h às 22h: "Câmera Viajante" (Joe Pimentel e Tiago Santana), "Retrato Pintado" (Joe Pimentel) e "Não deu Tempo" (Tibico Brasil). Shows - Uma programação de shows no galpão também marcará o DeVERcidade, sempre às 22h.

Na quarta (28) apresenta-se o Paula Tesser e Valdo Aderaldo.
Na quinta (29), show da banda Dona Zefinha e na sexta feira, show Radioativa, com o músico Alex Costa.
No sábado (1º) show do pernambucano Lula Queiroga e depois festa com o DJ Guga de Castro.
E no domingo (02), encerrando o evento no palco do pátio, show do Grupo Vocal Cinco em Ponto.


SERVIÇO DEVERCIDADE 2007
De 27 de novembro a 02 de dezembro no entorno do Mercado dos Pinhões.
Horário de visitação das exposições: das 17h a meia-noite. GRÁTIS


Nenhum comentário: