segunda-feira, 2 de julho de 2007

OLHARES REFLETIDOS traz sessão de cinema de arte com o filme A PELE, no North Shopping, às 20h50.



Sinopse

A PELE (Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus, EUA, 2006)

De Steven Shainberg.

Com Nicole Kidman e Robert Downey Jr. 120min. North Shopping 6 (Tel: 3230.4040) 20h50 (terça)

16 anos Drama. Considerada uma das principais fotógrafas do século XX, Diane Arbus (Nicole Kidman) voltou sua atenção para o bizarro, o inusitado e o diferente em suas fotos. Um de seus trabalhos foi com Lionel Sweeney (Robert Downey Jr.), que era portador de tricotomia, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pêlos em todo o corpo.

Promete ser tão controverso quanto o trabalho da própria fotógrafa. Dirigido pelo quase estreante Steven Shainberg, o longa não é uma biografia histórica da fotógrafa, mas uma especulação sobre os pensamentos de Arbus na época em que ela se libertou de sua “vidinha” de mãe e esposa obediente dos anos 50 para virar uma grande artista. Baseado na biografia escrita por Patricia Bosworth, o roteiro mistura fantasia e realidade, adicionando personagens e situações que podem nunca ter acontecido. Esse tempero de fantasia resultou em uma saga de 15 anos para que o diretor finalmente conseguisse a permissão da família da fotógrafa para rodar o filme.

A trama começa na Nova York do fim dos anos 50. Criada em uma família judia rica, Diane trabalha como assistente de seu pai, dono de uma confecção de peles, e de seu marido, fotógrafo de propaganda. Até que decide abandonar a vida de servidão aos homens de sua vida para se dedicar à busca de seu próprio talento, com uma rolleiflex em punho. Essa transformação ocorre quando Diane conhece Lionel (Robert Downey Jr.), seu vizinho do andar de cima, um sujeito esquisito que vive escondido atrás de uma máscara. Ele sofre de uma doença rara que faz com que seu corpo inteiro seja coberto de pêlos. Essa criatura bizarra leva a fotógrafa para um lado obscuro, de onde nasce sua criatividade e seu interesse por aberrações. “Quero mostrar que a tragédia do outro não é igual à nossa”, declarou certa vez Arbus, cujas fotografias são em sua maioria retratos de pessoas marginalizadas por causa da própria imagem: travestis, anões, gigantes, prostitutas, deformados etc. Até hoje, seu trabalho divide opiniões: uns acham brilhante, outros, degradante.

O mergulho nesse mundo trágico levou a fotógrafa primeiro ao divórcio, em 1959, e mais tarde ao suicídio, em 1971, quando tomou uma superdose de anti-depressivos e cortou os próprios pulsos. Há rumores de que ela fotografou a própria morte, fato negado pela família. A história de Diane Arbus vem tentando cineastas há muitos anos. Em “O Iluminado”, Stanley Kubrick homenageou sua obra-prima “Gêmeas idênticas”, que hoje ocupa o sétimo lugar entre as fotografias mais caras de toda a história (vendida por cerca de US$ 500 mil em 2004). Outros diretores, como David Lynch e Todd Solondz, também declararam admiração por seu trabalho e sua vida. Mas foi o novato Shainberg quem finalmente conseguiu levar a biografia de Arbus à tela e desfilar de braços dados com a bela Nicole Kidman no tapete vermelho do Festival de Roma.


Serviço:
OLHARES REFLETIDOS
Data: 03/07/07
Horário: 20:50h
Local: North Shopping (85) 3230.4040

Informações
IFOTO (85) 3254.6385


Nenhum comentário: