segunda-feira, 9 de julho de 2007

OLHARES REFLETIDOS 10/07/07 - O IFOTO apresentou o trabalho fotográfico do grupo GOTA DE LUZ.





CONVITE


OLHARES REFLETIDOS

Apresenta o trabalho do grupo GOTA DE LUZ









O IFOTO apoia iniciativas que visem a difusão da fotográfia, e o GOTA DE LUZ é um exemplo, reunindo-se todo sábado às 10h da manhã na sede do IFOTO, sendo gratuito o acesso às suas atividades. O grupo GOTA DE LUZ fabrica suas próprias máquinas fotográficas usando caixas de fósforo, que são chamadas PINHOLE, e a partir daí saem em passeios fotográficos pela cidade em busca de imagens que só serão descobertas depois de reveladas.


MAS O QUE É PINHOLE?
PINHOLE, do inglês, buraco de alfinete - é o nome dado à técnica que irá permitir que o fenômeno fotográfico se dê em um ambiente sem a presença de lentes (componente das máquinas fotográficas convencionais). Um furo é o que permite a formação da imagem em um recipiente ou espaço vedados da luz . A projeção de imagens por este método é uma lei física, e já é conhecida pelo homem desde a Antigüidade.

A princípio, qualquer espaço protegido da luz pode servir como câmera escura: de latas e caixas das mais distintas proporções até espaços menos convencionais, mas com entrada de luz que possa ser controlada, como um refrigerador, um baú, um armário, uma sala, ou um automóvel.

Em cada caso existe um tamanho de furo apropriado para que a projeção se dê de forma nítida, pois é por este princípio que a projeção, e por conseqüência a fotografia pinhole, são possíveis. Este furo pode ser determinado através de uma fórmula matemática relacionada às dimensões do recipiente escolhido.O recipiente furado passa então a ser uma câmera escura, com a qual podemos produzir fotografias ao colocar filme ou papel fotográfico no seu interior.


Serviço:OLHARES REFLETIDOS
Local: IFOTO
Horário: 19h
Instituto da Fotografia
Rua Gonçalves Lêdo, n° 307 - Praia de Iracema
Informações: (85) 3254.6385


Nenhum comentário: