sábado, 22 de novembro de 2008

OLHARES REFLETIDOS com Fernanda Oliveira



CONVITE


O IFOTO convida para OLHARES REFLETIDOS com Fernanda Oliveira, que acontecerá dia 25 de novembro de 2008 (terça-feira) às 19h.
Contamos com a presença de todos.


Local: IFOTO
Data: 25/11/2008
Horário: 19:00hs
Entrada: Gratuita
Informações: (85) 3254.6385
E-mail:
ifotoce@hotmail.com - ifotomailing@gmail.com


SOBRE A PESQUISADORA E FOTÓGRAFA

Fernanda Oliveira é fotógrafa e pesquisadora. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza Unifor, especializou-se em Teorias da Imagem e da Comunicação pela Universidade Federal do Ceará UFC, atualmente é Diretora Executiva do IFOTO Instituto de Fotografia e ensina introdução à fotografia, fotografia publicitária e fotojornalismo na Faculdade Integrada do Ceará FIC nos cursos de jornalismo, publicidade e design gráfico.

Como fotógrafa, Fernanda Oliveira foi repórter fotográfica do jornal Diário do Nordeste por três anos. Realizou, ainda, diversos trabalhos institucionais e documentais para organizações não-governamentais e outras empresas.

Como pesquisadora, desde o início de sua incursão pela fotografia, sempre buscou descobrir realidades por entre as lentes. Fernanda vem desenvolvendo diversos projetos de experimentação estética e documental como: “Santa Terezinha: o morro de uma cidade” e “As Cores Violetas”.

Com o projeto “Santa Teresinha: o morro de uma cidade” foi agraciada, em 2006, na edição do Prêmio do Edital de Artes pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza, FUNCET, categoria Publicação de livro, e em 2007, na categoria Exposição, pela edição do Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado - SECULT.


Exposição “Mulheres Líderes no Sertão Central do Ceará”
da fotógrafa e pesquisadora Fernanda Oliveira pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Editora Tempo D´imagem em 21 de novembro de 2008 às 20h.

Mulheres Líderes no Sertão Central do Ceará é a porta de entrada para uma interessante pesquisa etnográfica. Neste rico e importante ensaio fotográfico etnográfico, Fernanda documenta e reflete sobre cenas do dia-a-dia de mulheres, homens e crianças do Sertão Central do Ceará: Alegre, Caraíbas e Vista Alegre na zona rural de Quixeramobim. Como protagonistas principais estão as vidas de quatro mulheres líderes – Sueli, Dôra, Rocicler e Maria – agricultoras, donas de casa, mães e líderes de associações comunitárias e sindicatos. O trabalho mostra as relações de gênero no sertão cearense e as mudanças quase que silenciosa que acontecem no interior do estado, mulheres que se descobriram líderes e conquistam dentro e fora de casa um respeito por ser mulher, buscando um reconhecimento.

http://www.fotoartebrasilia.com.br/

fernanda_23@terra.com.br (email)
fernandaoliveira23@hotmail.com (msn)
(85) 8849.1854

Nenhum comentário: