terça-feira, 19 de agosto de 2008

Exposição do americano Dick Welton sobre os artesãos, feirantes e músicos do Cariri

Os registros de Dick Welton revelam tradicionais personagens do Cariri, num fiel retrato das pessoas que compõem o cenário da região. (Foto: Dick Welton)

IFOTO - Instituto da Fotografia


Convida a todos em comemoração do Dia Mundial da Fotografia para Exposição em cartaz no Memorial da Cultura Cearense que traz fotos do americano Dick Welton sobre artesãos, feirantes e músicos do Cariri.

A exposição Cariri Revisitado mostra a cultura popular de Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Crato, sob olhar do fotógrafo Dick Welton, no Memorial da Cultura Cearense, do dia 19 de agosto até 21 de setembro.

Richard 'Dick' Welton trabalhou em Nova York durante aproximadamente 10 anos como laboratorista e ajudante do fotógrafo americano Irvin Penn. No Brasil, permaneceu durante 18 anos no Rio de Janeiro e por lá se consagrou como professor de toda uma geração de laboratoristas, restauradores e especialistas em fotografia - muitos ainda hoje ligados à Funarte. Além disso, lá manteve um estúdio fotográfico e realizou trabalhos publicitários até voltar, em 1988, para os Estados Unidos, onde reside hoje.

Em 1972 realizou uma viagem ao Cariri a pedido do ilustrador e autor de livros infantis Gian Calvi para documentar a cultura popular em Juazeiro do Norte. Desta visita resulta a maioria das imagens que servem como base documental da exposição. Na época, algumas das fotografias foram mostradas em exposição realizada no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro num dos primeiros eventos de destaque nacional com a participação do artesanato do Ceará.

Depois de uma vistoria em seu acervo particular, em 2006, Dick Welton, incentivado por seus antigos amigos da Funarte, decidiu retornar ao Cariri, onde realizou uma nova documentação fotográfica. Neste intervalo de 34 anos viu as mudanças sociais e culturais que passaram pelo Interior do Nordeste. Exímio retratista, Dick traz um amplo painel de diferentes tipos humanos - entre eles feirantes, artesãos e músicos do Cariri. Com curadoria de Titus Riedl - pesquisador da história da iconografia brasileira e da cultura popular do Nordeste -, a exposição também exibe peças raras do acervo do Memorial da Cultura Cearense.

A exposição é realizada graças aos parceiros: Guanabara, GB Express, Colorgraf, Expressão Gráfica e Ifoto. A realização é do Memorial da Cultura Cearense/CDMAC, através do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) e Governo do Estado/SECULT-CE.



Serviço: Cariri Revisitado, abertura dia 19 de agosto, às 19h, no 2° piso do Memorial da Cultura Cearense. A exposição fica até o dia 21 de setembro. Visitas de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e de sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até às 20h30). Ingressos: R$ 2,00 / R$ 1,00. Aos domingos a entrada é franca. Outras informações: (85) 3488-8621
Contatos para imprensa: Titus Riedl (85) 3488- 8611 / 3488-8621


Valéria Laena (diretora de museus do CDMAC)

(85) 91231288


Nenhum comentário: