segunda-feira, 25 de junho de 2007

OLHARES REFLETIDOS, dia 26/06/07, às 19h, na sede do IFOTO, terá palestra e lançamento do livro DO REINO ENCANTADO, do fotógrafo GUSTAVO MOURA.







GUSTAVO MOURA E O REINO ENCANTADO


Gustavo Moura, em cuja carreira profissional sempre esteve presente o interesse pela cultura popular, ao estabelecer uma aproximação com Ariano Suassuna, percebeu o quanto seu trabalho se identificava com a vida e os princípios do escritor e a importância de produzir um ensaio fotográfico inspirado no universo que serviu de palco para sua produção artística. Ele afirma: “as paisagens do sertão e do cariri, os personagens reais que habitam o universo e o imaginário da vida e da obra dele, são temas que eu tenho fotografado a vida inteira”.

Daí surgiu a idéia do projeto “DO REINO ENCANTADO”, que incorpora o livro e a exposição de mesmo nome, lançado em novembro de 2005. O projeto foi financiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba, e patrocinado pela Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba – SAELPA, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, através da Coordenação de Extensão Cultural.

O nome ‘Do Reino Encantado’ é inspirado na fazenda Acauã, localizada no sertão nordestino, onde Ariano viveu parte de sua infância, depois que seu pai tornou-se presidente da Paraíba, no final da década de 20, no século passado. As lembranças mais marcantes que tem do pai são desse lugar. Daí ele chamar de ‘reino encantado’.

O projeto é uma documentação autoral que retrata personagens, expressões, cenas do cotidiano, paisagens, tradições religiosas e folclóricas e outras manifestações populares de várias localidades do cariri, agreste e sertão nordestinos, com ênfase nos estados da Paraíba e Pernambuco.

O olhar poético das lentes de Gustavo pretende transportar para a imagem toda a profundidade da cultura popular paraibana e nordestina e iluminar a riqueza e a multiplicidade cultural gerada a partir do jeito de ser e viver do povo dessa região. Com o Projeto “Do Reino Encantado”, Gustavo Moura quer dar a sua contribuição para difundir e consolidar, nas futuras gerações, a paixão por suas raízes culturais e sua identidade.

Gustavo Moura nasceu em 15 de março de 1960, na cidade de João Pessoa/PB. Iniciou-se profissionalmente em 1980, no Núcleo de Pesquisas Populares da UFPB, desenvolvendo trabalhos fotográficos na área de documentação. Realizou exposições individuais na V Semana Nacional de Fotografia (SESC, Curitiba/PR) , FUNARTE/SP, FUNART/DF, Galeria Pierre Vergêr (Salvador/BA) , Casa da Fotografia FUJI (São Paulo/SP), Fundação Cultural do Pará e participou de coletivas como a II Bienal Internacional de Fotografia de Curitiba, Brasil Bom de Bola, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Lançou em 2000 o livro “Imaginário” e participou de várias publicações, a exemplo do Caderno da Fotografia Brasileira, sobre Canudos, editado pelo Instituto Moreira Sales. Entre suas premiações, destaca-se o primeiro prêmio do Concurso Fotográfico Cultural Leica, realizado em 2003, com o título “Cenas Brasileiras”. Recentemente, Gustavo Moura foi selecionado para compor a coleção MASP/Pirelli, uma coletânea da fotografia contemporânea brasileira. Atualmente, é o fotógrafo da Coordenação de Extensão Cultural da UFPB e desenvolve trabalhos para o mercado publicitário e editorial, além de projetos autorais.


SERVIÇO: OLHARES REFLETIDOS
IFOTO apresenta nesta terça-feira (26/06), palestra e lançamento do livro “DO REINO ENCANTADO” do fotógrafo Gustavo Moura.
DATA: 26 de Junho de 2007 (terça-feira)
HORÁRIO: 19h
LOCAL: IFOTO – Instituto da Fotografia
Rua Gonçalves Ledo, 307 – Praia de Iracema - Fortaleza - CE
Informações: (85) 3254.6385

Nenhum comentário: