.jpg)
sábado, 30 de maio de 2009
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Exposição "Maravilha"..... A novela.
"Dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima (será que isso foi fatal para uma agnostica como eu!), foi inaugurada a exposição "Maravilha" no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza.
A expo já começou com vários problemas... como qualquer coisa nesse país.
Foi convidada pelo Memorial da Cultura Cearense no começo de março. Era para abrir a expo "logo já" em abril. Aos poucos ela foi adiada... metade de abril, final de abril, começo de maio, dia 12 de maio e enfim dia 13... aí ficou. Graças à Deus, como se diz por aqui... ou melhor como eu acho, graças às negociações das "politicagem" (bem mais poderosas que qualquer "deus").
Então lá vou eu com minha expo. Durante a montagem enfrentei alguns problemas: teve que colocar uma lista inacreditável de logomarcas de empresas que nada fizeram para mim. No final das contas, o Dragão ofereceu o espaço e o coqueteil (somente porque caia no mesmo dia do fechamento do seminário sobre Comida do Ceará). A Coelce quis aparecer somente porque assinou um papel onde dizia que liberava a entrega de algumas geladeiras velhas. Quem pagou o frete foi eu. O Sesc- Fecomercio - pelo que eu sei os emprendedores daqui.. verdade que tem a crise, mas...são um bando de mão de vaca!!!! - "emprestaram" umas cestas básicas que devo devolver no final da expo.
No dia da abertura (e em seguida tmb) notei a escassa presença da classe dos fotógrafos, que nessa terra gostam de dar beijinhos e fingir ser "politically correct" na vossa frente, mas que tentam boicotar tudo por causa de alguma "invejinha" pessoal... "Amigos" que convidei na abertura falaram estar muito atarefados e que "um dia desse" passariam por lá. Em duas semanas não passaram e nem tem interesse (pior pra eles).
Nessa terra abençoada só consegui vender uma meia dúzia de livros... livros todos bancados por mim, sem a menor ajuda de custo desses editais que estão por aí e que a gente ganha facilmente (sempre tem alguns na commissão que conhecemos...) Eu vendo meu livro por um preço que nem cobre os custos, mas... Ahi, quando eu falo isso o povo responde, se vc fez é porque vc pode... eu retoco, se eu fiz é porque eu quis...
Enfim.. vc pode pensar que sou meio negativa e paranoica... pode até ser.
Como eu disse a um amigo, gosto de beber um vinhozinho à noite mas... eu sou e continuo sendo uma pessoa muito responsável , correta e direta (no sentido, falo as coisas que penso na cara de qualquer um... não tenho nada a perder, essa é minha força)
Chegando ao dia de hoje..
Ontem, infelizemente, eu perdi meu dia atrás da Tv Cultura. Não serviu a muito..
Vou explicar. A tv me contatou para fazer uma matéria com as pessoas da Maravilha falando sobre a experiênça de serem fotografadas por mim, minha idéia etc etc..
Os reporteres da Tv chegaram atrasados de uma hora, mas antes enviaram uma "força policial" de apoio: na Maravilha apareceram dois policial armados até os dentes (teve a impressão de estar no Afganistão!), logo depois chegou a Ronda e enfim alguns outros policiais (todos armados e protegidos como se estivessem acompanhando um tiroteiro entre gangues... quando estavam só fazendo uma reportagem socio-cultural numa ONG cheia de meninos)
Depois de uma hora de espera, apareceram os reporteres... mortos de medo pois eu os conduzi nos labirintos da Maravilha até o terreiro da Dona Maria, que se vestiu com a mais linda roupa de Mãe dos Santos, vermelho e azul, para depor na entrevista... Adorei e fiquei comovida!
Em seguida acompanhei os reporteres até o Dragão do Mar. A minha expo estava interditada pois o teto desabou. E com essa chuvinha que está caindo na hora que escrevo acredito que daqui a domingo desaba tudo de vez..
Depois de mais uma hora esperando, os responsáveis do Dragão do Mar se apresentaram e disseram que só tinha uns "pinguinhos" prejudicando a expo. Nem eles sabiam de nada...
A informação na era da infomática não vai muito longe não!!! Todos tem celulares, são conectados, mas no final não sabem - ou não querem saber - de nada.
Como me disseram... o problema é que essa é a terra da luz e do sol!!!
Aqui nunca chove e por isso o Senhor Arquiteto que construiu aquele espaço onde está minha expo não tem culpa. Nem ele, nem ninguém. A culpa é só de Deus: por aqui nunca chuveu tanto!!! DEUS ESQUECEU QUE ESSA É A TERRA DA LUZ!!!!
Cassete, todo mundo continua falando isso que esquecemos de ser num pais tropical, onde existem sim chuvas fortes e enchentes... Só porque são raras não significa que elas não existem!!!!
Enquanto estou escrevendo uma boa chuva continua caindo lá fora.
Deus quer se vingar das minha palavras. E eu quero me vingar dele e de todos os "poderosos" que se aproveitam de nos.
ps: a TvC no final hoje nõ passou a matéria que tinha prometido.
Não sei se isso deve-se à hora tardia em que foi feita a gravação ou à outros problemas técnicos....
Vamos aguardar o novo roteiro dessa novela...
Depois de dois dias fechada por causas técnicas, a exposição Maravilha foi reaberta e continua em cartaz no espaço Multiuso até domingo, diaa 31 de maio de 2009... se não desabar o teto completamente!!!!"
Francesca Nocivelli
http://francescanocivelli.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Curso de Jornalismo firma parceria com o IFoto
Leandro Freire
O curso de Jornalismo e o Centro de Estágio da FIC realizaram, no dia 16 de abril, parceria com o Instituto de Fotografia (IFoto). De início, foi contratado o estudante do 5° semestre de Jornalismo, Bruno Gomes. A coordenadora do curso, Profa. Rosane Nunes, e o presidente do IFoto, Sérgio Carvalho, assinaram o termo de compromisso que firmou o convênio. A aproximação da Faculdade com o Instituto teve início 2008, quando a fotógrafa e professora Fernanda Oliveira intermediou a 1ª Mostra IFoto, uma apresentação fotográfica de profissionais renomados com temática voltada ao Fotojornalismo.

Fonte: www.noticias.fic.br
quarta-feira, 20 de maio de 2009
terça-feira, 19 de maio de 2009
APRESENTAÇÃO DAS IMAGENS DA EXPOSIÇÃO FORTALEZA 283 OLHARES.
domingo, 17 de maio de 2009
Francesca Nocivelli lança livro e exposição "MARAVILHA" no Dragão do Mar.

O direito à alimentação é um dos princípios proclamados, em 1948, pela “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. O Programa Social de Combate à Fome - Fome Zero - apelando a esse direito criou, durante a campanha eleitoral que levou Lula à Presidência da República, uma “consciência igualitária” nos corações e nas mentes dos brasileiros.

O nome do projeto tornou-se, no Brasil, uma espécie de “selo de qualidade”: centenas de empresas, públicas ou privadas, grandes ou micros, pegaram carona na onda nacionalista e, cada uma a sua maneira, anunciaram adesão ao programa: graças a ele conseguiram aumentar razoavelmente suas vendas!

Na onda do Fome Zero foram idealizados novos projetos: Sede Zero, Desmatamento Zero, Desemprego Zero, Justiça Zero, Violência Zero, Lixo Zero, Corrupção Zero...
A partir de reflexões críticas sobre esse “fenômeno”, Francesca Nocivelli desenvolveu o ensaio fotográfico “Maravilha”, realizado na homônima Comunidade. O trabalho é o resultado de uma pesquisa sócio-antropológica focada no tema da alimentação tentando abranger seus múltiplos aspectos: como, onde, o que se cozinha e se come, onde estão estocados os alimentos...

Essa obra quer dar “água na boca”: é uma homenagem de Francesca à essa maravilhosa Comunidade, que a acolheu com generosidade e alegria.

Francesca Nocivelli nasceu em Brescia (Itália), é Doutora em Arquitetura e formada em Fotografia na École des Métiers et de l’Image MI21, (Paris- França).
Atualmente mora em Fortaleza onde, em 2001, fundou o projeto ClicaMaravilha. Trata-se de um curso gratuito de fotografia destinado a crianças e adolescentes em situação de risco, instalado na OSCIP CCFs Maravilha.
Durante todo o período da exposição estaremos arrecadando alimentos não perecíveis para a Instituição CCFs da Comunidade Maravilha.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
quinta-feira, 7 de maio de 2009
QUINTA CULTURAL com Sheila Oliveira
O projeto Quinta Cultural, que se consolidou como palco para todas artes, traz, esta semana, a projeção “A beira mar de quase todos os dias”, com fotos de Sheila Oliveira. Fotógrafa natural de Itapipoca, ela preparou uma crônica através de imagens sobre a vida à beira mar, mostrando o dia a dia, o turista, os moradores de rua etc.
Em seguida o ator Ary Sherlock mescla poemas, músicas e história vividas por ele no espetáculo “Coisas, Palavras e Canções”. Reconhecido como um dos maiores declamadores do nosso país, este cearense de Sobral, durante o espetáculo, faz o espectador viajar entre lugares e sentimentos esquecidos.
Para encerrar, a Experimentus Cia. de Dança apresenta “Formas”. O espetáculo junta projeção de vídeo e fotos à performance dos bailarinos Aline Rodrigues, Ana Vládia Lima e Danielli Vieira. A direção e a coreografia são de Paulo Lima.
O Quinta Cultural acontece sempre às quintas-feiras, a partir das 18h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Lêdo e Nogueira Acioli).
Serviço:
Quinta Cultural no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Lêdo e Nogueira Acioli), a partir das 18h, com a projeção “A beira mar de quase todos os dias”, a peça “Coisas, Palavras e Canções”, com Ary Sherlock, e o espetáculo “Formas” com a Experimentus Cia. de Dança.
Isabelle Câmara e Marcos Sampaio (8899.8705)
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor (3105.1386)
Prefeitura Municipal de Fortaleza
www.fortaleza.